As cinco dúvidas mais comuns sobre estacionamento na rua

estacionar na rua Por Valquiria
estacionar na rua

Estacionamento sobre lombadas é permitido e, em alguns casos, estacionar em guia rebaixada não dá multa; saiba mais

Está bem enganado quem acha que o trânsito é o único problema dos motoristas em cidades grandes. Quem dirige em metrópoles tem dor de cabeça quando consegue escapar do trânsito e tem de caçar um lugar para estacionar o carro.

Quem não quer pagar por um estacionamento privado opta por estacionar o carro na rua. Mas não é em todas as vias que isso é permitido. O que muita gente não sabe é que existem regras especiais para o estacionamento na rua. Em alguns casos, por exemplo, é permitido até estacionar em guias rebaixadas.

1 – Qual é a diferença entre estacionar e parar?
O Código de Trânsito Brasileiro considera que um veículo para em determinado lugar quando ele fica imobilizado pelo tempo necessário para embarque e desembarque. Já o estacionamento é configurado o veículo fica parado por um tempo maior do que o necessário para embarque e desembarque.

2 – Posso estacionar na frente da guia rebaixada da minha casa ou estabelecimento?
Não. Qualquer estacionamento em guia rebaixada é considerado infração e está sujeito a multa, mesmo que o veículo seja do dono da casa ou do estabelecimento.

3 – Quando é permitido estacionar em frente a uma guia rebaixada?
Essa prática só é permitida quando a guia é comprovadamente não utilizada e apenas em ruas em que o estacionamento na via é permitido.

4 – É permitido estacionar ou parar sobre lombada?
Sim. Não há nenhuma legislação que proíba o estacionamento ou parada sobre lombadas.

5 – Quando é necessário usar o pisca-alerta?
Apenas em paradas ou situações de emergência e quando a sinalização de regulamentação da via determinar seu uso.

Fonte: iG Vigilante – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/transito/2016-06-06/as-cinco-duvidas-mais-comuns-sobre-estacionamento-na-rua.html

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*
*
*